sábado, 28 de abril de 2012

Destaques da 27ª Jornada: Liga Zon Sagres e Liga Orangina


O "regresso" do super-herói: HULK!

Givanildo Vieira de Souza protagonizou uma das melhores exibições da época, numa partida em que o F.C.Porto bateu os auri-negros do Beira-mar por 3-0. O extremo brasileiro jogou a um nível elevadíssimo, fazendo lembrar aquele Hulk que, na época passada, foi o melhor marcador da Liga Zon Sagres com 23 golos marcados. A capacidade de explosão, a velocidade estonteante, a super-força e o remate poderoso voltaram a fazer a diferença, para regalo de quem gosta de futebol, e para quem vibra com talentos destes. Hulk foi absolutamente decisivo e letal frente aos comandados de Ulisses Morais, tendo apontado 2 golos, e ainda assistiu para o 2º golo do F.C.Porto no jogo, da autoria do gigante austríaco Marc Janko, que quebrou assim o jejum dos golos. Para além dos golos e assistência, Hulk mostrou muito mais: os pormenores técnicos deliciosos saltaram também à vista, e deixaram muita "água na boca" a quem assistiu à partida. Parece que o cheiro a título deixou Hulk com os índices motivacionais bem elevados. Em suma, Hulk espalhou classe e magia no Estádio do Dragão, com uma exibição de gala.

Este é também um Hulk recordista, uma vez que os 2 golos apontados fizeram com que o internacional brasileiro se tornasse o melhor marcador de sempre no Estádio do Dragão, superando o colombiano Radamel Falcao, que deixou uma marca muito forte no futebol português. Hulk tem agora 41 golos em todas as competições, no palco das emoções do F.C.Porto, ou seja, mais 1 do que o goleador colombiano. São, de facto, impressioantes os números alcançados por Hulk, que adquirem ainda maior significado, se tivermos em consideração que o número 12 do F.C.Porto não é propriamente um ponta-de-lança, e que para além da qualidade finalizadora, Hulk também é rei nas assistências (são 16 só esta época).

Sporting de "segundas-linhas" também sabe ganhar! O jogo mais emocionante da jornada tem selo de leão, e foi importado da Madeira.
 O Sporting foi ao Funchal defrontar o Nacional da Madeira em gestão de esforço, adoptando um regime de poupança em virtude do jogo que irá realizar em Bilbau para a Liga Europa, e venceu por 2-3. A equipa comandada por Sá Pinto apareceu no relvado do Estádio da Madeira com 9 novidades no 11, uma vez que apenas Xandão e André Martins conservaram o estatuto de titular em relação à anterior partida disputada pelos verde e brancos. Mas a verdade é que as "segundas-linhas" do Sporting estiveram à altura do desafio e mostraram serviço, de qualidade, ao seu treinador. A jogar contra um Nacional da Madeira com um onze à máxima força, e motivadíssimo depois das 3 vitórias consecutivas, o "Sporting B" nunca se revelou inferior, e mostrou sobretudo grande raça e eficácia.
 Diego Rubio, o jovem avançado chileno, esteve no melhor e no pior, isto porque depois de ter aberto o marcador com um golo pleno de oportunidade, ainda teve tempo para ver dois cartões amarelos e o consequente vermelho. A verdade é que o segundo amarelo resulta de uma infantilidade típica de um jovem que ainda vai aprendendo com os erros, e que aos poucos vai adquirindo uma maior maturidade.
 Contudo, a grande figura do jogo foi mesmo André Martins. O médio centro de apenas 22 anos, que certamente tem em si muito para oferecer ao futebol, protagonizou uma exibição muito segura e controlou todas as ações do meio campo leonino. A maneira como trata a bola deixa antever que se trata de um jogador com um futuro muito próspero à sua espera. A qualidade de passe, a condução de bola, a visão de jogo, a garra, a entrega ao jogo... Um novo "Moutinho" que surge nas hostes verde e brancas.
 Ainda no capítulo individual, importa realçar alguém que não trajava de verde e branco... Candeias! É verdade. O extremo que outrora foi lançado por Jesualdo Ferreira no onze titular do F.C.Porto com apenas 19 anos, está agora na sua melhor forma ao serviço do Nacional da Madeira. Um autêntico velocista, faz da velocidade a sua principal arma, à qual alia toda a sua técnica e uma excelente qualidade de cruzamento.

Portimonense em recuperação fantástica!
Nas últimas 6 partidas a equipa de Portimão venceu 5 e empatou 1. Depois de Lázaro Oliveira assumir o comando dos algarvios, estes aumentaram significativamente o rendimento, e coneguiram chegar a um lugar que lhes permite a manutenção, depois de estarem numa situação que parecia irremediável.
A diferença abismal na qualidade das exibições, e sobretudo na entrega ao jogo é de facto abismal. Uma equipa que parecia totalmente desmotivada e sem confiança alguma, de repente, dá o "click" com a chegada de Lázaro Oliveira, certamente o grande obreiro desta revolução na equipa do Portimonense. De facto, os número não enganam: o Porimonense está em alta, e já leva 6 jogos consecutivos sem sofrer uma única derrota.
Nesta jornada venceram o Freamunde por 2-0, em casa, numa partida em que dominaram por completo, e mostraram um futebol agradável criando inúmeras oportunidades de golo. Lázaro Oliveira montou mais uma vez um 4-3-3 atrevido, e ainda aproveitou para colocar jogadores pouco utilizados: Robson Vaz e Lucas Vinicius. Os golos foram apontados por Luís Carlos e Sérgio Organista.

 

  

Seja o primeiro a comentar!

  ©Manuel Cruz - Relatos de Futebol - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo